sábado, 18 de fevereiro de 2012

Compradores!

Recebi as formigas, e agora?  

No intuito de facilitar para os compradores, reuni algumas dicas que poderá ajudar.


    A pessoa que adquire a colônia, recebe junto um formigário (Foto 1), composto por 3 recipientes, destinados ao fungo, a área do lixo, e a de forrageamento (onde é fornecido as folhas), e duas mangueiras para conexão entre os recipientes e trânsito das operárias. O formigário é enviado desmontado, e deve ser montado o mais rápido possível, para que as formigas retomem suas atividades. 
    Não estranhe se o fungo chegar desmanchado. Isso acontece independente do tempo de transporte, pois as formigas ao se sentirem ameaçadas, tentam retirar as crias e posteriormente o fungo, no intuito de fugir para outro local. Em um ou dois dias estará tudo organizado novamente.
                                         
                                          Foto 1 - Formigário
                                       


     Todo o procedimento de montagem e de manejo geral, deve ser feito de forma calma, com o mínimo de vibração e choque. Isso facilitará muito o trabalho, pois as formigas não tentaram atacar e/ou fugir. Mas é normal as vezes algumas formigas saírem do pote, porém nenhuma delas tem a intenção de abandonar a colônia, e na maior parte das vezes, elas voltam por conta própria em alguns segundos. 
    Para um maior controle, e evitar a perda de alguma formiga, coloque o formigário sobre uma mesa limpa, sem outros objetos. 

    O primeiro passo para a montagem do formigário é encaixar as mangueiras de conexão nos recipientes do lixo e de forrageamento. Os potes possuem orifícios no tamanho adequado para o encaixe (foto 2), mas o procedimento pode ser facilitado aquecendo-se a ponta da mangueira em água quente, nunca diretamente sobre o fogo.

                                  Foto 2 - Orifício de encaixe


    Somente após conectar a mangueira ao recipiente do lixo e ao de forrageamento (foto 3), que se deve conecta-las ao ninho (recipiente do fungo). Abra um lado por vez, retirando lentamente a fita usada para tampar a saída das formigas (foto 4), e encaixe a mangueira (foto 5).  

                                  Foto 3 - Mangueira conectada ao recipiente do lixo


                                  Foto 4 - Orifício de saída fechado por fita


                                  Foto 5 - Mangueiras conectadas ao ninho



    Uma vez montado o formigário, forneça folhas frescas no local destinado para tal, e não diretamente dentro do ninho. Coloque um chumaço de algodão úmido sobre a tampa do recipiente com o fungo, e certifique que as tampas do fungo e do lixo estejam perfuradas, para que haja arejamento. 
    O algodão deve estar úmido, e não encharcado. O correto é que se forme gotículas sob a tampa (foto 6). Caso esteja formando gotas, retire o algodão, espere até que as gotas sequem e volte com o algodão com menos água.

                                  Foto 6 - Gotículas formadas sob a tampa


    É importante que a colônia fique em local calmo, longe de luz forte e vento. Não é necessário que a colônia fique em escuridão total. E só toque o formigário com as mão caso seja necessário.

5 comentários:

  1. olá cara, parabéns pelo blog, muito legal ele, impressionante a quantidade de formigas que você tem, se quiser ser meu parceiro adiciona meu banner aí, assim q adicionar, me avisa lá, que adiciono o teu tbm!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Caique, seja bem-vindo.
    Já está add seu banner.

    ResponderExcluir
  3. tenho muitas rainhas q peguei mas nao tenho lugar para deixa las se vc quiser estou doando e vendendo algumas http://crieformigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. No momento estou dispensando Leo Oliveira, não posso nem cogitar arrumar mais formigas. Mas obrigado mesmo assim!
    Aposto que muita gente irá se interessar pelas suas rainhas. São colônias ou somente a rainha que vc está vendendo?

    ResponderExcluir
  5. Leandro fiquei interessado em adquirir uma colonia com vc.
    venho acompanhando alguns blogs e achei o seu.
    tenho algumas duvidas,portanto gostaria que vc entrasse em contato cmg via email : acacio.lecy@yahoo.com.br ou msn : cacio_16_rj_debel@hotmail.com

    vlw leandro e boa sorte na vida. =D

    ResponderExcluir