segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Após 10 dias de viagem...

Também tive uma surpresa assim que cheguei de viagem, não foi drástica como a do colega Mateus Victor (blog http://mundoatta.blogspot.com/), mas me chamou muito a atenção e provou a importância da condição ambiental adequada para o bom desenvolvimento da colônia.

Fiquei 10 dias viajando, e ninguém cuidou das formigas nesse período.
   Algumas colônias ficaram com a umidade muito baixa. O algodão que ficava sobre a tampa dessas colônias era fino, por isso deve ter secado mais rapidamente que os demais.
   O resultado foi que 4 delas, trocaram todo o fungo de lugar, e mudaram para a câmara de forrageamento. Nesse recipiente, costumo colocar um copo descartável cortado, com água e algodão, na intenção de deixar o lugar mais úmido e manter as folhas frescas por mais tempo.
   Todos os fungos estão muito bonitos, mas os que foram trocados de lugar, praticamente não aumentaram de tamanho, em contraste com outros, que em 10 dias dobraram ou triplicaram de tamanho.


Algumas fotos tiradas hoje (27/02/2012).


Foto 1 - Nessa foto podemos ver duas colônias ( C01 e C02) que trocaram o fungo de lugar, pela baixa umidade. Reparem que o fungo está no recipiente destinado a forragem.


Foto 2 - Detalhe do fungo da colônia C01.


Foto 3 - Fungo C02 na câmara de forrageamento. Ao lado copo descartável cortado, com água e algodão.


Foto 4 - Outra foto do fungo C02


Foto 5 - Colônia C03, que também trocou o fungo de local. Nessa foto eu já tinha retirado as folhas e passado para o outro pote.


Foto 6 - No detalhe, me chamou a atenção, a grande quantidade de pupas na parte inferior. A foto está ruim, porque foi tirada através do pote.


Foto 7 - Outro ângulo da colônia C03.


Foto 8 - Colônia C04, que também transferiu o fungo. Tire como referência, o tamanho da rainha sobre o fungo, para ter ideia do tamanho do fungo.


Foto 9 - Colônia C05. Está não sentiu a falta de umidade. 


Foto 10 - Outro ângulo da colônia C05. A parte de cor diferente, mais clara, na parte inferior, é o tamanho que o fungo estava a 11 dias atrás.


Foto 11 - Foto tirada de frente através do pote. Em detalhe a rainha, para ter a noção do tamanho do fungo.


Foto 12 - Mais uma foto da C05, que não sofreu com falta de umidade, e dobrou de tamanho em 11 dias.

Foto 13 - Colônia C06, que também manteve o algodão úmido por todo o tempo. Em detalhe, o tamanho do fungo antes da viagem. Esse, triplicou de tamanho em 11 dias.

Um formigário que não tinha o copinho com água, no recipiente das folhas, e que também secou o algodão, morreu todo o fungo e quase a metade das operárias. As demais colônias, se mantiveram estável.


Isso serviu para provar a todos, como é importante manter boas condições, para que nossas colônias tenham um bom desenvolvimento.




Antes que alguém pergunte o que é esse negócio amarelo nas fotos, já responderei. É um dos alimentos alternativos que eu forneço.
Farelo de milho floculado, que se encontra nos supermercados. Segue uma foto.

4 comentários:

  1. Prezado, Leandro!
    Quando puder me envie um email. Quero falar contigo!! ;^) Abraços

    edmelquiades9@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Acabei de enviar, se preferir pode me adicionar no MSN, é o mesmo do email (leandro_7l@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  3. olá leandro, gostei do seu blog e adicionei seu banner, passa la pra da uma olhada depois, cara esse ano capturei varias attas, e todas chegaram a ter as primeiras operarias mais nao tiveram fungo algum.

    as suas ta muito legal.

    abraço ae

    ResponderExcluir
  4. Olá Thiago, seja muito bem-vindo ao blog.
    Já andei lendo seu blog, conteúdo muito bom!

    O inicio da formação do formigueiro é um pouco complicado mesmo. O fungo é muito pequeno e sensível no inicio, mas se nasceu operárias, ele estava lá, só que não dava pra você ver.

    ResponderExcluir