sábado, 11 de fevereiro de 2012

Tentativa de união

Acabei me descuidando de duas colônias que estavam em cima do guarda-roupa, acho que o lugar estava esquentando demais, pois os dois formigários que estavam lá enfraqueceram muito.
Aí decidi tentar fazer uma união, juntando as duas colônias em uma só. Para isso, infelizmente, tive que eliminar uma rainha.

Se der errado, valeu a tentativa. No estado que elas estão, certamente iria perder as duas. Porém, se der certo, uma colônia forte trabalha mais que duas fracas.



Reparem que a parte de baixo do fungo está com um aspecto muito feio, bem nítido que ele está morrendo.


Essa é a outra colônia, está pior ainda.


O procedimento foi o seguinte: fiz vários furos na parte de baixo do pote da colônia que chamarei de "B", a que estava mais fraca e que retirei a rainha. Os furos não podem deixar que saiam formigas, apenas passe ar por eles.
Esse pote também foi fechado a entrada com fita, evitando que as formigas saiam e que as operárias da colônia "A" entrem.


Também fiz vários furos na tampa da colônia "A".


Posteriormente, coloquei a colônia "B" em cima da colônia "A". Esse procedimento tem a finalidade de fazer com que o feromônio da rainha espalhe por ambos os potes, fazendo com que as operárias "B" acostumem com seu cheiro.
Se isso não fosse feito, as formigas brigariam até a morte, enfraquecendo ambas mais ainda.


Por último, coloquei algodão úmido em volta da tampa e do fundo dos dois recipientes, impedindo que o ar escape pelas laterais e forçando-o a passar pelos dois potes.


Ao final de três dias juntarei as operárias em um só pote. Agora é só esperar e torcer pra que dê certo.


Um comentário:

  1. Espero que dê tudo certo, que pena que teve que sacrificar a rainha. Agora é torcer pra dar certo.

    Atencão novas fotos:

    http://mundoatta.blogspot.com

    ResponderExcluir