sexta-feira, 13 de abril de 2012

Soldado

Durante a limpeza, achei a cabeça de um soldado, no lixo de uma das colônias.
Esse morreu antes de nascer.

 Ao lado, um grão de arroz como referência.




5 comentários:

  1. Uma dúvida, tenho uma Acromyrmex sp, e ela não está colocando ovos nem cultivando o fungo. Se eu oferecer o fungo da Atta, ela vai rejeitar? E se aceitar, vai trazer consequências para a futura colonia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, a espécie do fungo simbionte cultivado por Atta e Acromyrmex é o mesma, Leucoagaricus gongylophorus. Não vejo problema, em você usar o fungo de sua Atta como muda para a Acromyrmex.

      Li um trabalho que demostra haver diferença interespecíficas, entre os fungos de diferentes espécies de Atta, mas acredito ser devido ao tipo de material coletado, que é diferente entre as diferentes espécies da tribo Attini.
      Sendo assim, acho que o ideal é que você use um pedaço pequeno do fungo da Atta, do tamanho de um grão de feijão por exemplo. Servindo apenas de muda, e deixando que o posterior cultivo seja feito pela própria rainha Acromyrmex.

      Tomara que dê certo, boa sorte!!!

      Excluir
    2. Mas acho que antes disso, você deveria ter certeza que ela não está cultivando, no inicio o fungo é bem pequeno.

      Excluir
  2. Tenho certeza, ela ficou 15 dias com plantas e rosas no pote. Com umidade, temperatura e ficou no escuro sem ser incomodada. E nada, nem ovos nem a pequena pelota de fungo. Já ofereci o fungo da Atta e ela está cultivando, peguei um pequeno pedaço de fungo com uma pinça.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo.
    Não exagere nas folhas, uma pétala de rosa ou uma folha é o suficiente. Deixe em local totalmente escuro, e só mexa para trocar as folhas e um umedecer o algodão, que no inicio é preferível que fique no interior do pote.

    Agora é só esperar e torcer para que tudo dê certo. Boa sorte!

    ResponderExcluir